Por que cada idade tem uma quantidade recomendada de dentifrício fluoretado?

Queridos pais e dentistas…


Vocês já devem ter escutado ou orientado para utilizar as quantidades de 1/2 grão de arroz, 1 grão de arroz e 1 grão de ervilha de dentifrício flluoretado (1.100 ppm/F) para determinadas idades, certo?


Mas e aí, vocês sabem por que estão recebendo ou orientando essas quantidades?

Vou explicar pra vocês…


Baseada na DOSE SEGURA, considerando que a criança ingere a quantia total de creme dental (sem contar com o que ela cospe, com o que fica na escova de dente e com o que não é absorvido), trouxe uma tabela para vocês descrita pelos autores referenciados embaixo.


Considerando uma dose de **0,07 mg F/kg/dia, dose limite em relação ao desenvolvimento de Fluorose em grau estéticamente aceitável.

Isso mesmo, e eu falei sobre FLUOROSE (intoxicação crônica). Já a dose para uma intoxicação AGUDA, é maior (depois eu falo um pouco em outros post pra vocês).

Mais uma vez, reforço, a SEGURANÇA em utilizar dentifrício floreado mínimo 1000 ppm de fluoreto, pois, se colocarmos na balança o risco e o benefício da sua utlilização, é claro que o BENEFÍCIO é muito maior.


Lembrando que, em outros textos, já ressaltei a IMPORTÂNCIA da utilização do creme dental fluoretado na prevenção da DOENÇA CÁRIE, pois, além de eu estar desorganizando o biofilme através da ação mecânica da escova, o dentifrício também estará disponibilizando fluoreto para o meio bucal – para a saliva e biofilme - para contribuir com o controle da cárie dentária.


OU SEJA, eles representam a forma MAIS racional de se utilizar o fluoreto.

Usar e indicar dentifrício fluoretado é uma maneira de diminuir os riscos dos seus filhos/pacientes de desenvolver cárie!


Boa semana a todos!



#dentifriciofluoretado #odontopediatriabrasil #odontopediatria #odontopediatriabaseadaemevidencias #fluor #fluoreto #infancia #crianca

120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo